Luna Kfouri
Publicado em 05/01/2022 às 19:30
Atualizado em 05/01/2022 às 19:36
A tecnologia teve um “boom” nos últimos dois anos durante a pandemia, com a necessidade do trabalho remoto e o uso de aplicativos e plataformas para reuniões online. Para 2022, as expectativas do setor tecnológico são muito positivas e, entre as tendências citadas por profissionais da área, uma delas foi unânime: a inteligência artificial (IA).
Por mais que a IA já esteja inserida no dia a dia das pessoas, com o chatbot, por exemplo, ela tende a expandir neste ano, principalmente na área médica, como destaca Marta Roberta Pinheiro Garcia Teles, docente de tecnologia do Senac Rio Preto. “A inteligência artificial começa no chatbot até grandes implementações, como, por exemplo, para analisar uma tomografia. Existem projetos de IA para a área médica”, afirma.
Mário Henrique de Souza Pardo, professor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Rio Preto e assessor de tecnologia e inovação, destaca que a IA foi destaque no ano passado e será neste também. Para o consultor especialista em inovação Wladimir D’Andrade, a década é o período em que a inteligência artificial, a biogenética e o blockchain vão provocar verdadeiras revoluções.
Wladimir destaca três tendências tecnológicas para 2022: a criação de softwares e inovações para tornar o trabalho remoto eficiente, compras pela internet e tecnologias para lidar com informação digital, segurança contra fraudes e invasão de privacidade.
O professor de ensino superior pela Fatec de Rio Preto comenta que a Internet das Coisas também é uma tendência para este ano. “Significa você conectar dispositivos na internet, seja lá qual for esse dispositivo, e usá-los com alguma interação. Alguns podem ter sensores de temperatura, de umidade e de chuva, por exemplo. Essa área eu vejo que terá muito investimento e crescimento”.
Por fim, Marta vê o “metaverso” como uma tendência também para 2022, com destaque para a realidade virtual e a realidade aumentada. Além disso, os jogos também serão tendências para este ano, assim como tecnologias para acessibilidade. “A acessibilidade está demandando muito desenvolvimento da tecnologia. É uma tendência para esse ano. Na minha área de web há um apelo muito forte para que se desenvolva aplicativos para acessibilidade”, finaliza.
Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/diariotec/inteligencia-artificial-e-a-principal-tendencia-para-2022-1.858231